domingo, 9 de setembro de 2012

I Ching - O Que é?



     I Ching é um Livro. 


Um Compêndio de Sabedoria.


É igualmente um Oráculo Divinatório Milenar.


Um método de adivinhação
pouco divulgado entre nós.


"O I Ching - «Livro das Mutações» é uma das obras fundamentais da literatura mundial uma espécie de bíblia do Oriente, receptáculo de vários milénios de sabedoria.

- «Quase tudo quanto se pensou de grandioso e de essencial durante mais de três mil anos de história da China foi inspirado neste livro ou exerceu influência na sua interpretação» (Richard Wilhelm, sinólogo que após 10 anos de trabalho, completou a tradução do I Ching).

Em chinês, "I" significa «camaleão», Ching traduz-se classicamente por «tratado». O Camaleão é aqui o símbolo da transformação permanente, de onde o título de «tratado das mudanças» que depois derivou para «livro das mudanças» ou «livro das transformações». De facto, os sessenta e quatro hexagramas que compõem o I Ching e que simbolizam a totalidade das situações humanas foram concebidos como em movimento perpétuo." (Catherine Aubier, "Adivinhação").


O Yin e o Yang


"Na base da formação dos hexagramas, encontram-se duas energias complementares, o yin e o yang, indissociáveis como o são o feminino e o masculino, a noite e o dia, etc. O yin (receptivo) contém o germe do yang (activo) que por seu turno, contém o germe do yin, tal como mostra o símbolo que os representa.



Origem Mítica e Formação


Deve-se a Fu-Hi o método divinatório (...) bem como a descoberta dos oito trigramas que constituem a base matemática dos sessenta e quatro hexagramas.

Mais tarde o rei de Wen reuniu os hexagramas adicionando-lhes alguns breves comentários. O filho deste, o duque de Chen, elaborou os textos que o acompanham.

Confúcio é a quarta personagem importante na história do I Ching; passou anos a estudá-lo em conjunto com os seus discípulos. Foi o autor de certas modificações e comentários, em particular o «grande comentário», que muito contribuiu para o esclarecimento do texto.(Catherine Aubier, "Adivinhação").


Esta é uma breve apresentação, um pequeno «olhar» através de uma janela, de «o que é» o I Ching.



Luís Viegas Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário